headerphoto

Líder chinês sai da prisão por "falta de evidências"




CHINA - O líder chinês Zhou Heng, preso com um carregamento de Bíblias no ano passado, deixou a prisão no dia 8 de abril, depois que um procurador de justiça entendeu que não havia evidência suficiente para processá-lo e mantê-lo preso.

Em uma carta obtida pela "Bosnewslife", Zhou Heng agradece a todas as irmãs e irmãos, amigos da China, da América, Europa e demais regiões do mundo pelo carinho e orações feitas durante o período em que ele esteve preso.

Zhou, que é gerente de uma livraria cristã registrada na China, a Yayi Christian Book, foi preso no dia 3 de agosto em Urumqi, capital da regiâo autônoma chinesa de Xinjiang, com 5184 exemplares de Bíblias.

Acusação equivocada

As Bíblias foram aparentemente doadas por igrejas da Coréia do Sul para distribuição gratuita entre cristãos chineses de poucos recursos. Contudo, o tribunal disse que a detenção dele sob a acusação de "impressão ilegal de Bíblias" era equivocada, visto que não havia qualquer evidência disso.

Segundo o procurador do distrito de Shayibake, após a revisão do caso por duas vezes e uma investigação apurada, ficou claro que a acusação não se baseava em fatos concretos e que não existiam evidências suficientes para a abertura de um processo criminal contra o réu.

Zhou contou que a decisão já havia sido proferida em fevereiro , mas que ele só voltou para casa recentemente. Ele disse que ainda está se recuperando "do tratamento desumano" que passou na prisão. "No primeiro mês fui forçado a dormir no chão de concreto sem camisa ou qualquer proteção", contou o líder cristão.

Ele só recebeu uma cama após intervenção da Associação de Ajuda à China (CAA, sigla em inglês). O cristão dividiu uma cela com outros 14 detentos que receberam ordens de policiais de baterem nele e testemunharem contra ele.

A libertação de Zhou Heng acontece após a forte pressão internacional que cristãos em todo o mundo estão fazendo junto ao governo chinês contra a detenção em massa de pastores, missionários e religiosos, na véspera dos Jogos Olímpicos de 2008.

Copie o código e cole em seu SITE,BLOG OU ORKUT.